sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Escondidinho de batata com carne moída


O escondidinho de carne moída é um prato delicioso e completo, que muitas vezes dispensa até acompanhamentos! Dá pra mudar a massa (ex. mandioquinha), variar o recheio, como carne seca, atum, legumes etc. Essa receita é bem simples e fácil!


Eu fiz uma porção individual, que é outra adaptação que é possível ser feita também. 


Escondidinho de Batata com carne moída

Ingredientes
  • 1 kg de batatas
  • 500 g de carne moída
  • 200 g de queijo mussarela
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal
  • Cheiro verde a gosto
  • 1/2 copo de leite
  • 2 colheres de manteiga

Modo de Preparo
Descasque as batatas corte ao meio, cozinhe com água e sal, depois de cozidas amasse as batatas, adicione o leite e a manteiga, mexa bem até formar um purê, reserve.
Em uma panela adicione o azeite,cebola, o alho e refogue a carne moída, tempere com sal, e o cheiro verde, cozinhe até secar a água que se formou na panela e reserve.
Em um refratário, coloque uma parte da massa de batatas, o recheio de carne moída, cubra com o restante da massa e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno, e retire quando estiver douradinho.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bolo de Limão Siciliano

Olá amigas(os)! Atualmente estou numa fase meio light hehe, e não tenho feito tantas receitas, que são em sua grande maioria DOCES! rs Mas neste domingo, estava morrendo de vontade de comer um bolinho, e tinha alguns limões sicilianos dando sopa, e foram eles que usei.

Não sei se já mencionei mas eu AMO limão siciliano, seja para fazer um suco, para decorar com raspas, aromatizar ou mesmo fazer parte da receita. Acho o aroma tão refrescante e a cor tão linda, que quando vou ao hortifruti e os encontro, quase pulo de alegria, pois perto da minha casa não existem muitas opções rs
 

Essa receita é bem rapidinha, e gera um bolo de massa de pão de ló bem fresquinho com sabor e raspas de limão siciliano, recheio de creme de limão siciliano e cobertura de merengue suíço....!


Essa massa de pão de ló, segundo o site SambaCooking é a verdadeira receita de pão de ló (e a melhor do universo! rs). É a segunda vez que eu faço e eu simplesmente tô apaixonada! e o creme de limão siciliano é do delicioso site Cupcakeando. Essas receitas eu não mudei absolutamente NADA hehe pois na minha opinião são perfeitas hehe 

O merengue suíço eu já fiz algumas vezes em outras receitas, como esta aqui.
Vem ver amiga, pq tá bom hehee


Bolo de Limão Siciliano

Bolo - Massa de pão de ló
100g de Farinha de trigo
100g de Fécula de Batata
6 Ovos
1 Pitadinha de Sal
180g de açúcar
1 colher de chá de Essência de baunilha

Colocar  meia dúzia de ovos na batedeira, o açúcar e uma 1 pitadinha de sal e bater.Quando os ovos ficarem bem claros adicionar a farinha e a fécula de batata peneirando direto na batedeira. Adicione também a essência de baunilha. Em uma assadeira de fundo falso, untar com manteiga e farinha para a massa não grudar. Eu coloquei no fundo papel manteiga para facilitar ainda mais. Levar ao forno pré-aquecido por 180°C durante 40 minutos.

Recheio - Creme Siciliano (ou Lemon Curd)
55g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 gema
1/6 de xícara e 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, coado

Bata a manteiga e o açúcar por aproximadamente 2 minutos. Acrescente o ovo e a gema, um de cada vez, e depois o suco de limão. Bata até incorporar. Vai parecer que talhou, como a massa de baunilha clássica, mas é normal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Use uma espátula, pois ajuda a raspar o fundo da panela. Quando não aparentar mais ter talhado, aumente o fogo ligeiramente e cozinhe, sem parar de mexer. Finja que é um brigadeiro!A mistura vai engrossar bastante. Meça a temperatura com um termômetro: quando chegar a 75˚C, pode tirar do fogo! Para quem não tem um, isso leva aproximadamente 3 minutos a partir do momento em que a mistura deixou de parecer talhada.

Cobertura - Merengue Suíço
2 colheres de sopa de açúcar por clara (usei 3 claras)

Em uma panela em fogo baixo, coloque as claras misturadas com açúcar até atingir 60ºC, mexendo sempre. Uma dica pra quem não tem termômetro, e mexer com o dedo (isso msm!!), o calor deve estar suportável. O mais importante é não deixar a calda ferver, deve estar morna e sem grânulos de açúcar no fundo. Depois bata na batedeira até que o merengue esfrie completamente.

Preparo
Após o bolo esfriar, deseforme e o corte ao meio. Recheie com o creme de limão siciliano, e adicione algumas raspas. Junte as duas metades. Em seguida, cubra com o auxílio de uma espátula todo o bolo com o merengue suíço. E pra finalizar, adicione raspas de limão siciliano para decorar! Esse bolo fica super aromático, e bem fofinho! Espero que gostem.

obs: Antes de cobrir o bolo levei o merengue suíço por alguns minutos na geladeira só pra criar mais consistência, e depois do bolo pronto deixei na geladeira mais um pouco antes de cortar. 
     Quando sai da batedeira o merengue já tem uma consistência boa, só que eu ia tirar fotos (e eu sou devagar rsrs), por isso fiz esse processo.

Bjuuuu

domingo, 3 de agosto de 2014

Cheesecake de Goiabada


Um amigo me indicou fazer o Cheesecake de Goiabada, a receita dele era um pouco mais simples, com menos ingredientes. Porém quando resolvi fazer a receita, não consegui entrar em contato com ele para pegar a receita rs Resumindo, tive que entrar na internet para procurar, eu até lembrava um pouco o passo a passo que ele me falou mas resolvi tentar dicas, e acabei achando essa receita no site da Sadia que eu gostei bastante.


A receita não fica enjoada, justamente porque o limão em toda a receita equilibra muito bem o sabor.

 



Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de margarina
  • 1 embalagem de biscoito tipo maisena processado
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
  • 3 ovos
  • 150g de açúcar refinado
  • 300g de cream cheese
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 300g de goiabada cortada em cubos
  • 1/2 xícara de chá de água
  • Goiaba fatiada e hortelã para decorar

Modo de Preparo

Para a massa
Em um recipiente, junte o biscoito, o açúcar mascavo e a margarina até obter uma massa homogênea. Forre uma forma de fundo removível (23 cm de diâmetro) com essa massa, pressionando com uma colher para a superfície ficar lisa. Leve à geladeira.

Para o recheio
Numa batedeira, bata ligeiramente os ovos. Acrescente o açúcar refinado, o cream cheese, metade do suco de limão e a baunilha. Bata por 20 minutos em velocidade baixa.
Espalhe o recheio sobre a massa. Asse em forno pré-aquecido (180 ºC), por 40 minutos ou até a superfície dourar.


Para a cobertura
Em uma panela, aqueça a goiabada, o restante do suco de limão e ½ xícara (chá) de água. Cozinhe em fogo baixo até dissolver todos os grumos e a calda ficar espessa. Desligue o fogo. Quando estiver morna, despeje a cobertura sobre a torta.

Para decorar
Enfeite o centro com fatias de goiaba e folhas de hortelã. Sirva frio!

Delíciaaaaaaaa Demais!!!

domingo, 27 de julho de 2014

Bolo de pão de Ló com cobertura de Chantilly


Bom diaaaa

Hoje a receita é doce! Bolo delicioso de massa de pão de ló, com recheio de ganache de chocolate e cobertura de chantilly estabilizado. Delicioso e fica lindo demais!

Bom a receita de Chantilly estabilizado eu garimpei do blog da querida amiga Oslaine, o Fazendo Arte. A Oslaine tem mãos abençoadas e no blog só tem receita deliciosa! A receita está super bem explicada e detalhada.

A minha cobertura não ficou perfeita rs ainda falta jeito e paciência Haha mas ficou deliciosa, bem leve e saborosa. Minha mãe adorou rs


 

Massa de pão de Ló
  • 6 gemas
  • 180 gramas de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 100 gramas de Farinha de trigo
  • 100 gramas de Fécula de batata
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de Preparo
Bata as gemas, o açúcar e o sal na batedeira até formar um creme claro e homogêneo. Em seguida adicione a farinha, a fécula de batata ( já peneiradas) e a baunilha, e bata mais um pouco.

Cubra o fundo de uma assadeira redonda de 25 cm com papel manteiga e unte. Adicione a massa, e leve ao forno pré aquecido 180 ° C por cerca de 40 minutos.

Recheio de ganache de chocolate
  • 500g de chocolate meio amargo 
  • 200g de creme de leite
Modo de preparo
Levei o creme de leite ao fogo médio e antes que atingisse o ponto de fervura desliguei. Adicionei o chocolate previamente picado ao creme e mexi delicadamente até formar um creme de chocolate brilhante e homogêneo. Deixei reservado por aprox. 1 hora até manuseá-lo.

Cobertura de Chantilly Estabilizado
  • 1/4 de xícara de água
  • 2 colher de sobremesa de gelatina incolor
  • 2 xícaras de creme de leite fresco bem gelado
  • 4 colher de sopa de açúcar refinado
  • 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
Modo de preparo
Hidrate a gelatina na água por 1 minuto. Reserve.
Bata em velocidade alta por 1 minuto na batedeira o creme de leite bem gelado, o açúcar e a baunilha.
Coloque a gelatina hidratada no microondas por 10 segundos. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a gelatina ainda quente e continue batendo em velocidade média por cerca de 1 minuto.

Preparo e decoração
Após o bolo ter esfriado, desenforme e o corte com uma faca de serra pela metade (com cuidado). Coloque o recheio de ganache de chocolate com a espátula de forma uniforme. Cubra com a outra metade do bolo. Em seguida cubra com o chantilly, a parte de cima e as laterais. Decore com frutas. 


Fica lindo e muito saboroso!
beijos*

domingo, 20 de julho de 2014

Coração de frango assado no forno


O coração de frango (ou de galinha) é uma opção super versátil de petisco, e pode vir preparado assado, ou no espeto, grelhado, com farofa entre outros. No churrasco ou no almoço é uma ótima pedida.



No meu caso, fiz ele no forno, que é uma opção para quem não tem churrasqueira elétrica como eu. E também preparei um arroz, com farofa e salada como acompanhamento. Ficou divino! Vem ver..!

Ingredientes

  • 500 g de coração de frango
  • 5 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite de oliva

Modo de preparo
Em um recipiente tempere os corações com o sal, a pimenta, e o alho. Cubra com um filme plástico e reserve por pelo menos 2 horas.

Em seguida, coloque em um refratário(ou tabuleiro) untado com azeite, e cubra com papel-alumínio. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos.
Tire o papel e deixe no forno mais 10 minutos até dourar. E sirva!
Ficou SHOW!