segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bolo de laranja com cobertura de chocolate e raspas de laranja

Domingo, sem uma bela sobremesa não é mesma coisa. Nem que seja um bolo bem molhadinho de laranja como desculpa para comemorar 1 ano e 1 mês da sobrinha. Bem, desde que minha linda e fofa sobrinha nasceu, mensalmente fazemos um pequena celebração por mais um mês de vida (mêsAninho rs). Com direito a bolo, salgadinhos e até bola de aniversário (pois é.. primeira sobrinha, primeira neta, primeira filha, primeira bisneta..tudo de primeira! tem esses privilégios haha). 


Luiza minha futura assistente na cozinha!rs


O intuito era fazer essas pequenas comemorações até fazer um ano, que foi mês passado.  Porém, ontem dia 19 de maio caiu justamente  em um domingo com clima de bolo. E fui eu lá pra cozinha, fazer um bolo de laranja meio que improvisado, como pretexto do um ano e um mês da Luiza. Logo de tardinha, comemos o bolo com um cafezinho (outro vício!) que caiu muito bem!

  


O bolo não tem mistério.. é um bolo super simples. Porém, estarei passando a receita a quem interessar. Lá vai!



Receita

Ingredientes




Massa
2 xíc. de farinha de trigo
1 1/2 xíc. de açúcar
3 c.s. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 c.s. de fermento químico
3 ovos em temperatura ambiente
1 xíc. de suco de laranja puro














Calda 


1/2 xíc. de suco laranja
1/4 xíc. de açúcar















Cobertura
Brigadeiro
Chocolate granulado a gosto
Raspas de laranja a gosto








Modo de preparo


Pre-aqueça o forno a 180°C por aprox. 10-15 minutos dependendo do forno. Unte e polvilhe a fôrma (eu usei uma redonda). Peneire todos os ingredientes secos, porém separados.  Eu sempre passo pela peneira os ingredientes secos, o bolo fica mais leve e aerado. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme amarelo claro. Em seguida, acrescente uma parte da farinha e os ovos um de cada vez. Continue acrescentando a farinha alternando com o suco de laranja. Importante é não esquecer de começar e terminar com a farinha. Na última adição da farinha acrescente o fermento, e mexa o suficiente (mas não muito) para misturar os ingredientes. Despeje o conteúdo na fôrma, e leve para assar por aproximadamente 40-45 minutos.

Enquanto isso faça a calda. Leve todos os ingredientes para ferver em fogo baixo, por poucos minutos. Reserve.

A cobertura de brigadeiro* eu já tinha pronta. Como estou sempre envolvida em fazer doces. Tenho sempre na minha geladeira potes de doces como: doce de leite, brigadeiro etc. Que servem de cobertura ou recheio dependendo da situação. 

Quando o bolo estiver pronto. Espere esfriar em uma grade e desenforme. Despeje a calda por toda a extensão do bolo, em seguida com o auxílio de uma espátula cubra com o brigadeiro e as raspas de laranja para decorar.  

Eu adooooooro chocolate! então tudo que dá pra colocar chocolate, eu não faço cerimônia. Porém, para quem não é tão fã como eu, o bolo também fica uma delícia sem cobertura. Além de ser bem molhadinho! hummmm









"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música e quem não acha graça de si mesmo"

Uma semana maravilhosa para todos nós! bjs










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça